Passarela Cosméticos Macaé

Top Navigation

Cronograma capilar: Saiba como cuidar corretamente dos cabelos em ter resultados profissionais em casa

O cronograma capilar trata-se de um tratamento "rigoroso", centrado e regrado dos cabelos e é altamente indicado para cabelos químicos, que passaram por alisamento, tintura, descoloração, decapagem, permanente, e químicas em geral. Quem não tem química nos cabelos também pode utilizar o cronograma, mas os cabelos danificados e ressecados que os ativos químicos costumam deixar, apresentam uma melhor e visível melhora aos usuários do "ritual".

O cronograma capilar é uma forma de tratamento de cabelo que vai durar o tempo determinado por você e que leva quase 1 mês para completar um ciclo. Enquanto fazer o cronograma deve evitar fazer química como progressivas e colorações, deixe para a ultima semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido.
Pra dar inicio tem que primeiro entender um pouco do que seu cabelo precisa, depois vamos precisar de produtos para as fases do cronograma, produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Também vai ter que conhecer os produtos que você tem em casa (nem tudo que se fala na embalagem é o que o produto faz), e vai ter que descobrir o que eles podem fazer por você, nem tudo que hidrata, nutre, e nem toda reconstrução faz isso mesmo pelo fio nesse caso vamos precisar entender os componentes dos produtos e como eles reagem no seu fio...
  • Hidratação: que é a reposição hídrica, aqui vamos repor a agua perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes, isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes. 
Ingredientes das mascaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc.
  • Nutrição: reposição lipídica, aqui uma mascara comum pode ser acrescida de ativo para nutrir o cabelo como ampolas de vitaminas assim elas também são mais potentes. Normalmente as mascaras com muito nutrientes são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação.
Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite,trigo, seda, aveia, etc.. ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, (atualizando : Cisteína e Creatina),etc .

  • Reconstrução: Reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo precisa, se ainda esta com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc.
Ingredientes importantes: Queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno.

A reconstrução pode ser acrescida de queratina liquida, ou ampolas de queratina junto a sua mascara ou após o shampoo conforme for o uso dela pelo fabricante, a reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda, sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.

  • Reparar o cabelo como um todo: As pontas dos cabelos, se ressecados, com pontas duplas e sem vida, devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real, deixa-las nutridas durante o tratamento é essencial e indispensável.

Principais ativos das máscaras


- A limpeza a cada 15 dias com anti-resíduo é essencial e dará mais força no tratamento para o novo ciclo.
- A sequência de produtos utilizados durante a semana, será um dia de lavagem e um dia não, vi outros cronogramas que as meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios, assim na sequência de lavagem na semana fará seu ciclo de acordo com o que seu cabelo precisa.
- As tinturas, banhos de brilho e matizações vou deixar pra fazer sempre após a hidratação e antes da reconstrução.

Faça o cronograma:

1ªsemana: H,N,R
2ªsemana: H,N,R
3ªsemana: H,N,R
4ªsemana: H,N, Cauterização. Inicia um novo ciclo, e assim sucessivamente, caso seja necessário.

Dicas

- O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;

- As hidratações devem seguir no tempo que manda o fabricante, mas vou fazer minha sequência de hidratações com 10 minutos com touca laminada;

- Se lava o cabelo todo dia não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que queira, pode usar só shampoo e condicionador hidratantes, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente;Pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir, opcional;

- Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores;

- Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas;

- Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones.


Por Lucy Gomes e Flavia Landi
Editado por: Diana Lee, Giovanna Dal Bom.

Endereço

Rua Silva Jardim, número 128
Centro - Macaé - RJ

Telefone:

(22) 2762-9109

Fax:

(22) 2759-2555
Traduzido Por: Mais Template - Designed: Blogger Templates